O espaço cultural

O Casarão Amália Noll é um patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Feliz. Sua revitalização pretende contribuir para a cultura da região, unindo a preservação à mobilização artística e turística no município, fomentando assim também a economia. Após o restauro, o prédio será transformado em equipamento cultural, possibilitando que a comunidade visite o espaço e vivencie arte e cultura, como era comum nos tempos em que Amália Noll administrava o local.

Aliás, Amália Noll passou para o imaginário popular da cidade de Feliz como uma pioneira do empreendedorismo cultural na região no início do século 20. Sua casa era cheia de cultura, com salão de baile, cinema e fotografia, expressão pela qual era apaixonada. Desse modo, foi o primeiro equipamento cultural da região.

O conjunto histórico mescla áreas de enxaimel, pedra bruta, alvenaria de tijolos maciços e colonial português. Elementos da imigração italiana se misturam aos traços portugueses e alemães, uma vez que, no jardim do casarão, um pé de videira centenário teria sido a matriz dos parreirais implantados no distrito de Nova Milano por um dos primeiros imigrantes italianos do Rio Grande do Sul. 

Novidades 

As paredes em ruína do Casarão serão estabilizadas, mantendo suas características originais. Os visitantes também poderão apreciar o alto das paredes e seu padrão construtivo, bem como a exposição de peças raras. 

Por ser um equipamento público, o Casarão Amália Noll terá acesso público e gratuito a suas instalações restauradas. As medidas de acessibilidades determinadas pela legislação também estão contempladas nos projetos.