Sobre o projeto


O projeto consiste em restaurar e entregar para uso da comunidade o primeiro dos três blocos construtivos do prédio tombado conhecido como Casarão Amália Noll, um dos poucos remanescentes da arquitetura dos tempos da imigração na área
urbana do município de Feliz. Portanto, preservar o prédio é também preservar a história e a memória dos imigrantes alemães e italianos que chegaram até a região.

A iniciativa vai proporcionar a Feliz um equipamento cultural de cunho histórico, artístico e arquitetônico, que pode ser o ponto de partida para uma rede turística voltada para a valorização da imigiração alemã na região. A proposta
pretende fomentar o turismo baseado na visitação a equipamentos históricos, além de disponibilizar um espaço cultural para uso da comunidade e para a salvaguarda da memória do município.

O projeto já foi criado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. A maioria dos recursos para a execução da obra também já estão captados via Lei de Incentivo à Cultura estadual, restando 20% para captar. 

Quem assina o projeto é a Escaiola Arquitetura Rara, empresa com experiência de 9 anos na área da restauração e preservação de prédios históricos.